Texto que vai ser substituido pelo Flash Movie
 
Historial

A Associação de Socorros Médicos O VIGILANTE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pessoa coletiva nº. 501972439, com sede na Rua 5 Outubro, 7 A/B 2700-197 Amadora. Sendo uma Associação sem fins lucrativos, investe todos os seus recursos em projectos de solidariedade social no domínio da saúde com ênfase na terceira idade, infância e sectores carenciados da sociedade.

Iniciou a sua actividade em Setembro de 1990, na área da saúde, com assistência médica ao domicílio aos associados da linha de Sintra, efectuada aos sábados, domingos e feriados durante 24 horas e nos restantes dias úteis das 21 às 7 horas, horário que ainda hoje se mantém.
 
Em Janeiro de 1992, a título provisório, iniciaram-se as consultas de Clínica Geral e de algumas especialidades, nomeadamente Ortopedia, O.R.L., Oftalmologia, Psiquiatria e Psicologia, nas instalações da sede da associação, apesar do espaço ser bastante exíguo.

Em Maio de 1992 O VIGILANTE abriu uma clínica em Mira Sintra prestando consultas de Clínica Geral e de Especialidades, passando a oferecer também consultas de Ginecologia.

Na procura de espaços mais adequados aos objetivos da Associação, no sentido da melhoria e alargamento da prestação de consultas médicas, foi possível alargar a oferta de consultas nas 25 especialidades, bem como passar a oferecer serviços para a realização de cuidados de enfermagem geral, exames médicos e análises clínicas através da abertura de quatro novas clínicas, a última das quais na Rua 5 de Outubro n.º 2-E 1.º, na Amadora.

Em Julho de 1994 arrancou o Projecto Escola (atual Programa de Apoio à Saúde Escolar). Através deste projecto são facultadas consultas gratuitas de psicologia, oftalmologia e estomatologia a crianças carenciadas em idade escolar da Linha de Sintra. Actualmente são disponibilizadas 80 consultas mensais de Estomatologia, 8 de Oftalmologia e 8 de Psicologia.

O apoio social a idosos e carenciados no concelho de Amadora e arredores foi uma das razões de ser da associação, dado ser uma região com elevado número de pessoas nessa situação. Assim, desde 1993, e através de uma equipa actualmente constituída por uma Assistente Social, um Médico, uma Enfermeira, onze Ajudantes de Ação Direta e uma Administrativa vem sendo desenvolvido o Serviço de Apoio Domiciliário a idosos residentes no concelho da Amadora, numa média mensal de 47 indivíduos.

Porque a necessidade nesta área é grande e o complexo já existia, foi decidido levar adiante um projecto de apoio a crianças desprovidas de ambiente familiar apropriado, negligenciadas ou maltratadas, as crianças em risco. Assim nasceu o Centro de Apoio à Infância e à Juventude – O VIGILANTE, que se situa na Rua da Fonte, Fonte da Pedra, freguesia de Achete, concelho de Santarém. Neste local, com capacidade para 17 crianças, desenvolve-se a valência de Lar de Apoio à Infância e à Juventude.

E para dar apoio aos bebés e grávidas em risco, foi criado, em Novembro de 2000, o Vigilante Vida, um gabinete de apoio à vida, que vela pelo bem-estar físico, emocional e psicológico das mamãs e dos seus bebés. Foi convertido em Centro de Apoio à Vida com resposta de Atendimento e Acompanhamento e também de Acolhimento com uma Residência Temporária para Mães Adolescentes. Esta última tem capacidade para 5 mães adolescentes com os seus bebés.

Em Novembro de 2005, todos os serviços da Amadora (com exceção da Residência Temporária para Mães Adolescentes) foram centralizados num só espaço para onde foi também transferida a Sede Social.

Consciente de que muito mais existe para ser feito, O VIGILANTE aguarda o futuro com a expetativa de quem deseja contribuir para uma sociedade mais harmoniosa.


Copyright © 2009, O VIGILANTE, Associação de Socorros Médicos